Covid: Superintendência Regional de Saúde entrega 40,5 mil testes rápidos a 54 municípios
20/01/2022 12:30 em Novidades

 

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) iniciou nesta quinta-feira, 20, o repasse de 40 mil 520 testes rápidos para a detecção de antígeno covid-19 em 54 municípios que compõem a sua área de atuação. Os testes distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) compõem um total de 1 milhão 081 mil 690 unidades repassadas pelo Ministério da Saúde. São testes fabricados pela Fundação Oswaldo Cruz – (Fiocruz) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná – (IBMP).

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques entende que a nova remessa de testes rápidos chega num momento importante para auxiliar os municípios no incremento da testagem da população, levando em conta o aumento de casos notificados de covid-19. Os testes devem ser utilizados em casos suspeitos da doença. A recomendação é de que a testagem seja realizada a partir do primeiro dia de início de sintomas.

Com o repasse dos testes aos municípios a SES-MG está focando na expansão do diagnóstico da covid-19 em larga escala, com o objetivo de monitorar a situação epidemiológica e direcionar os esforços na contenção da pandemia no Estado.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que a recomendação repassada aos gestores municipais de saúde é de que o uso dos testes seja direcionado dentro dos eixos da atenção primária à saúde; nos serviços de atenção especializada e de saúde indígena; bem como pela vigilância em saúde a fim de compreender a situação epidemiológica da covid-19.

Os serviços de saúde deverão realizar o monitoramento dos contatos e dos casos confirmados de covid-19. Além disso, os testes devem ser utilizados na testagem dos contatantes assintomáticos, ou seja, aquelas pessoas que são contatos próximos de outras pessoas com diagnóstico de covid-19. Nesses casos, deve-se aguardar de cinco a seis dias após o último encontro com o caso de covid-19 (exposição) para realizar a coleta da amostra e testagem.

A SES-MG também recomenda a aplicação dos testes rápidos de antígeno em gestantes e pessoas encaminhadas para a internação hospitalar e realização de cirurgias eletivas em leitos do Sistema Único de Saúde – (SUS), mesmo na ausência de sintomas de covid-19.

O resultado do teste é disponibilizado entre 15 e 20 minutos e pode ser realizado no local de atendimento dos casos. Se o paciente apresentar sintomas de covid-19 e apresentar resultado negativo no teste de antígeno, a SES-MG recomenda a realização de nova coleta de amostra e a realização de exame RT-PCR nos laboratórios de referência da rede estadual.

Para alguns grupos específicos, como casos de óbito suspeito de covid-19, pacientes com suspeita de reinfecção, pessoas que apresentarem sintomas de covid-19 no histórico de deslocamento internacional nos últimos 14 dias, pessoas com suspeita de Efeito Adverso Pós Vacinal – (EAPV), gestantes assintomáticas, entre a 37ª e 38ª semana de gestação e usuários assintomáticos do MG Transplantes, a recomendação é a priorização da testagem por meio do exame RT-PCR.

REPASSES

Entre os municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde e que possuem maior número de habitantes a distribuição dos testes rápidos ficou da seguinte forma: Montes Claros (24 mil 375 testes); Janaúba (2 mil 580); Bocaiúva (1 mil 730); Jaíba (1 mil 410); Salinas (1 mil 110); Porteirinha (1 mil 015); Rio Pardo de Minas (940); Taiobeiras (790); São João do Paraíso (770); Monte Azul (470); Coração de Jesus (365) e Espinosa (320). 

HISTÓRICO

Desde o início da pandemia de covid-19 em 2020 a SES-MG disponibilizou aos municípios a testagem dos casos por meio de três técnicas distintas, de acordo com o cenário epidemiológico. 

Até 8 de janeiro deste ano foram realizados nos laboratórios da rede pública do Estado, 988 mil 810 testes do tipo RT-PCR. Adicionalmente, desde 2020 foram encaminhados aos municípios 1 milhão 138 mil 580 testes rápidos para detecção de antígeno e 776 mil 460 testes rápidos para a detecção de anticorpos.

 

FOTO: Pedro Ricardo/SRS Montes Claros

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!