Vem aí o Carnaval de Blocos de Montes Claros
08/02/2024 09:02 em Novidades

Texto: Secretaria Municipal de Cultura

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura e em parceria com a Liga dos Blocos de Montes Claros, divulga o Carnaval de Blocos de Montes Claros 2024, realizado com o objetivo de promover a diversidade e a descentralização, que são o grande DNA da folia montes-clarense. O movimento vem de uma onda crescente, que tem agradado a população, reunindo grande público nos eventos.

Os blocos tradicionais se destacam também em 2024, reconhecidos por  seus formatos diversos, classificados em blocos caricatos, fanfarras, bandas, tecnoblocos, que além de oferecer entretenimento para uma grande diversidade de público, criaram suas próprias identidades, arrastando foliões fiéis.

O apoio da Prefeitura alcança todos os eventos carnavalescos inscritos na Secretaria de Cultura, e acontece através da disponibilização de limpeza urbana, segurança, saúde, mobilidade, entre outros, ajudando na realização dos encontros e articulando com as demais autoridades e instituições envolvidas.

Para que a folia aconteça com alegria carnavalesca, mas também com organização e segurança, haverá gestão integrada, com cerca de 15 órgãos públicos trabalhando em conjunto. “Nós, da Prefeitura de Montes Claros, recebemos com entusiasmo o crescimento do movimento em torno dos blocos na cidade. A alegria do Carnaval contagia, e é uma manifestação espontânea, que acontece de maneira descentralizada, quando a população se identifica com os grupos, fazendo crescer os  eventos. Por isso, a reunião com os blocos, a interação com as forças de segurança e a organização da própria cidade para estes dias é vital. Tão importante quanto assistir aos blocos, é atender ao cidadão durante os dias de Carnaval”, destaca a secretária municipal de Cultura, Júnia Velloso Rebello.

Os números mostram o crescimento do Carnaval montes-clarense. Nos últimos anos, foram muitos os blocos que ganharam espaço nas ruas e no coração dos foliões. A procura dos realizadores de eventos cresceu, como também cresceu a estimativa de público para os dias de Carnaval.

Com o intuito de organizar essa expressão cultural pertencente ao calendário nacional, a Secretaria de Cultura abriu inscrições no final de 2023 para interessados em realizar eventos carnavalescos. Neste ano, houve um aumento de mais de 50% nos blocos interessados em realizar eventos na cidade. Em 2023, foram 20 blocos inscritos. Para 2024, 32 blocos de rua se cadastraram para atuar na cidade em 5 dias de eventos. Diante disso, a Prefeitura de Montes Claros dobrou o investimento no Carnaval dos Blocos, e optou em trazer de volta o Encontro de Blocos, promovido pelo município pela última vez em 2018.

Como resultado deste trabalho, os eventos foram devidamente regulamentados para compor o Circuito de Carnaval de Blocos. A expectativa para esta edição é que 90 mil foliões se divirtam nas ruas da cidade.

DESCENTRALIZAÇÃO

Estimulando a distribuição geográfica da festa, o Circuito de Carnaval de Montes Claros tem 25 eventos confirmados, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, incluindo ações previstas nas regiões dos bairros Morada do Parque, Maracanã, São Judas Tadeu, Delfino Magalhães e Independência.

Bons exemplos são o Bloco Azê, do Delfino, e o Bloco do Independência, grupos iniciantes que surgem dentro da proposta de incentivo à descentralização das atividades culturais, para oportunizar o acesso das pessoas de todas as regiões, com maior comodidade e menores deslocamentos à folia de Carnaval.

DIVERSIDADE

O Carnaval de Montes Claros tem um perfil de diversidade enriquecido pela conexão das mais distintas manifestações culturais e estilos musicais. Nos repertórios temos intercâmbio de diversos ritmos para além das marchinhas carnavalescas, passando pelo axé, pelo rock, pelo funk e pelo tecnopop.

Essa iniciativa de misturar pessoas de todos os gostos é uma característica inerente ao Carnaval e já acontece aqui em Montes Claros tradicionalmente, através dos blocos Capa Preta, Rockodum e Bloco do Black.

“A expectativa do Bloco do Black é realizar a abertura do Carnaval de Montes Claros no Circuito Sagarana, levando muita 'black music', trazendo para a avenida nossa mensagem antirracista na forma de bloco de carnaval, com muita alegria e festa, mas também com conscientização e uma proposta de valorização da cultura negra”, descreveu José Andrade, organizador do Bloco do Black.

O tradicional Bloco do Arco Íris é um dos eventos com expressiva identidade social, que reconhece a atividade cultural dos artistas LGBTQIA+. Segundo Anderson Reis, organizador do Bloco, o Projeto Arco Íris do Amor vê a cultura como válvula impulsionadora para a democracia e cidadania. Nos últimos quatro anos, o evento era realizado em forma de cortejo, mas em 2024, pela primeira vez, farão com palco fixo. “A intenção é acolher mais pessoas no bloco mais colorido de Montes Claros!”, explica ele.

Também com essa intenção, de trazer luz às demandas sociais de um grupo identitário, surgiu a ideia do Bloco Maria Bonita, que é composto somente por mulheres, para que elas alcancem, com igualdade, visibilidade e inclusão no cenário musical da cidade e nos blocos do Norte de Minas.

Além disso, temos na programação eventos com foco nas famílias, como o tradicional “Bloco do Morada” e o “Du Jeitu Ki Tá”. Há, inclusive, a participação ativa de crianças e adolescentes na percussão no “Bloco da Gia”.

E é claro que um dos mais tradicionais blocos de Montes Claros estará nesse circuito. Na segunda-feira, dia 12, entre 15 e 23 horas, o Bloco Raparigas do Bonfim agitará os foliões no Circuito Sagarana, que será montado entre a Praça dos Jatobás e o Parque Sagarana.

SAÚDE E SEGURANÇA

 
No período de Carnaval, a Secretaria de Saúde de Montes Claros e ONGs parceiras intensificarão as ações de conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além da distribuição gratuita de preservativos nos eventos, o usuário poderá receber orientações sobre as profilaxias nas unidades de saúde. Outras informações estão disponíveis em www.saude.mg.gov.br/sexoseguro.

Também é importante reforçar que álcool e direção não andam juntos, nem no Carnaval. Beber antes de dirigir aumenta o risco de acidente com morte e lesões graves. Use o cinto de segurança, sempre transite na velocidade permitida, mantenha distância segura do veículo da frente e fique atento à sinalização das regiões que receberão eventos neste período.

Coopere com o cuidado com as nossas crianças e adolescentes, respeitando a proibição da venda ou fornecimento de bebidas alcoólicas e de produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica. Também é proibido o trabalho de menores. Caso presencie algum fato nesse sentido, comunique às autoridades presentes no local.

E ainda é necessário reforçar que é vedada a entrada de objetos de vidro nos circuitos e que o acesso aos espaços será controlado por seguranças. Então, já se organize para carregar seus pertences com atenção a essa regra.

PROGRAMAÇÃO

O Circuito do Carnaval de Blocos de Montes Claros começa no dia 09 de fevereiro, sexta-feira, e se encerra no dia 13 de fevereiro. Está planejada uma intensa programação, diversificada e descentralizada.

A maior expectativa está no II Encontro de Blocos, realizado pela Prefeitura de Montes Claros, que acontecerá dia 11 de fevereiro, entre 15 e 23 horas, no Circuito Sagarana, com apresentação de 11 Blocos de Carnaval Tradicionais da cidade: Bloco Rockodum, Bloco Buraco da Gia, Bloco Maracangaya, Bloco Capa Preta, Bloco do Black, Bloco do Pardini, Bloco Los Fuleros, Bloco Calango Baila, Bloco Arco Íris, Bloco Raparigas do Bonfim e Bloco Maria Bonita.

Todas as atrações são gratuitas.
 
Fonte: Ascom / prefeitura de Montes Claros
COMENTÁRIOS