Confira o que funciona no FERIADÃO DE CARNAVAL em Montes Claros
08/02/2024 16:57 em Novidades

A palavra “carnaval” vem do latim carnis vale e significa, literalmente, adeus à carne. A festa acontece nos dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas, que por sua vez marca o início da Quaresma, período de 40 dias considerado, pela Igreja Católica, propício para que os fiéis abram mão dos prazeres carnais, que podem incluir o consumo de determinados alimentos e bebidas. O Carnaval seria, então, o período de se “despedir” de determinados hábitos, que só seriam retomados após a Semana Santa.

No Brasil, o Carnaval adquiriu várias características locais, sendo a mais marcante delas a realização de desfiles e festividades de rua, incorporando elementos de festas pagãs, anteriores ao cristianismo, como por exemplo a inversão de papéis sociais (daí o uso disseminado das “fantasias”).

Neste ano, em Montes Claros, através do Decreto Municipal 4507, a Prefeitura fixou ponto facultativo nas repartições públicas nos dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira), com o expediente normal sendo retomado na quarta, 22 de fevereiro, a partir das 14 horas. Os serviços essenciais continuarão sendo executados normalmente.

Confira, abaixo, quais serviços municipais irão funcionar nestes dias:

AGRICULTURA – A CEANORTE funcionará normalmente. Os Mercados Sul e Central funcionarão normalmente todos os dias, com exceção da terça (21), quando abrirão apenas das 7 ao meio-dia.

SAÚDE - O Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Chiquinho Guimarães funcionarão 24 horas, para urgência e emergência.

A Pediatria do Alpheu funcionará todos os dias, das 7 às 19 horas. Na UPA do Chiquinho, teremos plantão pediátrico no sábado, 18, das 7 às 13 horas. Na segunda, 20, das 7 às 19. Na terça e na quarta, 21 e 22, a Pediatria funcionará 24 horas.

PARQUES - Os parques municipais Milton Prates, Cândido Canela e das Mangueiras funcionarão normalmente, a partir das 7 horas, todos os dias. Já o Espaço Sagarana irá fechar às 22 horas do dia 17 de fevereiro para reabrir às 6 horas do dia 19. Ele fechará novamente entre as 22 horas do dia 19 e as 6 horas do dia 21 de fevereiro.

COLETA DE LIXO – Os "carros alegóricos" da coleta de lixo desfilarão normalmente, todos os dias.

 

ASCOM | Texto: ASCOM | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

COMENTÁRIOS