Santa Casa de Montes Claros discute planejamento estratégico para 2024
23/02/2024 09:12 em Novidades

Foi realizado na segunda (19), o primeiro “Encontro de Lideranças da Santa Casa Montes Claros”. A reunião, que contou com cerca de 200 líderes do hospital, teve como objetivo a apresentação do planejamento estratégico da instituição para 2024. Na oportunidade, também foi apresentado o balanço anual de desempenho da Santa Casa em 2023.

Conduzido pelo superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, o evento foi marcado por uma análise abrangente, abordando desde a retrospectiva do ano anterior até os planos estratégicos e orçamentários para o ano em curso. “Esse foi apenas o primeiro encontro. Nossa meta é realizar, de forma trimestral, discussões e avaliações amplas sobre o andamento das propostas”, ressalta o superintendente.

Um dos pontos de destaque no encontro foi a retrospectiva do ano anterior, no qual foram apresentadas as principais conquistas, desafios superados e lições aprendidas. “Em um contexto de constantes mudanças e desafios no setor da saúde, a Santa Casa Montes Claros demonstrou sua resiliência, mantendo o compromisso com a excelência no atendimento aos pacientes”, afirma Maurício Sérgio.

Como exemplo, o superintendente destacou que somente em 2023, foram investidos, através de licitações com recursos de emendas parlamentares, o valor total de  R$ 3.217.164,52 em equipamentos médicos hospitalares e outros R$ 10 milhões em materiais e medicamentos. “Fizemos várias aquisições. Entre elas podemos citar os carros térmicos para o SND, foco cirúrgico de teto, raio-x portátil, computadores, aparelhos anestésicos, um novo tomógrafo e muito mais”, destaca o superintendente.

Em 2023 foram realizadas 24.916 internações no hospital. Desde total, 15.996 foram pelo SUS. “Esse dado representa o equivalente a 40% do total de internações SUS do município de Montes Claros”, esclarece Maurício Sérgio. A produção da Santa Casa em 2023 também foi analisada, destacando o impacto positivo para a sociedade e o alcance social das atividades realizadas. “Nosso papel vai além do cuidado médico-hospitalar. Ações como a distribuição de cestas básicas e chinelos para pessoas em vulnerabilidade social, são exemplos de filantropia que seguimos à exemplo da saudosa Irmã Beata”, ressalta Maurício Sérgio.

 

Um olhar para o futuro da saúde: planejamento estratégico 2024

 

Um dos pontos altos do encontro foi a apresentação do planejamento estratégico para o ano de 2024. Com uma visão voltada para o futuro, foram delineadas metas e estratégias claras para continuar avançando e inovando na excelência do atendimento oferecido pelo hospital.

Para a direção do hospital, entre as prioridades estão: a reforma da pediatria para funcionamento do CTI Pediátrico provisório, a reforma da hemodinâmica, a construção de um novo Bloco Cirúrgico, reforma da enfermaria da Clínica Cirúrgica Feminina, a construção definitiva do CTI Pediátrico, reforma do Pronto Atendimento, bem como a reforma do prédio onde abrigava a antiga creche do hospital para funcionamento do Ambulatório de Especialidades e Plano de Saúde. Além disso, já estão em andamento as reformas da Enfermaria Nossa Senhora das Graças e da Ala de Apartamentos Verde.  

“A Santa Casa tem um compromisso constante de permanecer na vanguarda, buscando constantemente melhorias e novas oportunidades para servir toda a região”, destaca o superintendente. “Com uma gestão financeira responsável e transparente, a Santa Casa Montes Claros busca garantir a viabilidade de suas operações e o cumprimento de sua missão de cuidar da saúde e do bem-estar da população do norte de Minas”, finaliza Maurício Sérgio.

 

Texto: Ana Paula Paixão/ fotos: Agência Panda

COMENTÁRIOS